Arquipélago de São Pedro e São Paulo

 

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo, referido antigamente como Penedos, são as únicas ilhas oceânicas brasileiras acima do equador. São parte de Pernambuco, assim como Fernando de Noronha. O Arquipélago é formado por um conjunto de pequenas ilhas rochosas, situadas a cerca de mil quilômetros do litoral do Rio Grande do Norte e a cerca de 1820 km de Guiné-Bissau. A maior altitude dos rochedos é de 18 metros. As ilhas estão sujeitas a abalos sísmicos e a condições severas de mar e vento. A distância entre os pontos extremos é de cerca de 420 m. O Arquipélago é um santuário ecológico de imensa biodiversidade.

Essas ilhas foram descobertas, em 1511, quando a nau portuguesa São Pedro, comandada pelo Capitão Manuel de Castro Alcoforado, desgarrou-se da armada que partira de Portugal, naquele ano, com destino às Índias, e chocou-se com os rochedos. Outra nau da mesma armada, chamada de São Paulo, prestou socorro, daí o nome São Pedro e São Paulo.

Em 16 de fevereiro de 1832, o Arquipélago foi visitado pela expedição do Beagle, com Charles Darwin.

A Ilha Belmonte é a maior do Arquipélago, tem cerca de 100 m de comprimento por 60 m de largura. Abriga o Farol, a Estação Científica e um atracadouro. É a única que possui alguma vegetação, mas do tipo rasteira e rala.

A partir de 1996, o Arquipélago passou a ser permanentemente ocupado. Em 1998, foi instalada a primeira estação científica, mas, devido à vulnerabilidade com o impacto de ondas fortes, uma nova estação foi construída em 2007/2008, junto à antiga.

O primeiro farol foi instalado em 1930/1931, mas foi danificado, em 1933, e abandonado. Um novo farol, o atual, só foi instalado em 1995, possui altitude de 29 metros, alcance luminoso de 15 milhas náuticas e torre cilíndrica em fibra de vidro. Tem um metro de diâmetro e seis metros de altura.

Mais: Informações da Marinha do Brasil

 

Oceano Atlântico

 

Pernambuco

 

 

Penedos

 

Ilha Belmonte

 

Acima, a nova Estação Científica de São Pedro e São Paulo, com seus painéis solares. Embaixo, o Farol (fotos Marinha do Brasil).

 

Estação Cientifica

 

Pesquisadores

 

Fernando de Noronha

 

A Ilha Belmonte com a Estação Científica e o Farol (foto Marinha do Brasil).

 

Pesquisadores em uma das ilhas (foto Marinha do Brasil).

 

Atol das Rocas

 

Ilhas Oceanicas Brasil

 

Farol

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Geografia e ilhas do Oceano Atlântico.

 

Pernambuco Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação